Blog

O que é Desvio de Calcâneo?

O calcanhar é a parte do pé onde promove-se a maior sustentação do corpo. Desta forma, havendo qualquer desvio do calcanhar para dentro ou para fora do alinhamento com o joelho, caracteriza-se como um desvio de calcâneo. Este desvio deve ser corrigido a fim de evitar futuras dores nos pés, coluna, pernas e até possíveis dores de cabeça.


Os pés com um desvio no calcanhar “para fora” que caracterizam uma pisada PRONADA, ou seja, arco longitudinal quase inexistente pegando a parte de dentro do calcanhar até o dedão durante o caminhar, são chamados de Pés Valgos ou Chatos ou Planos. Já os pés com um desvio no calcanhar “para dentro” que caracterizam uma pisada SUPINADA, ou seja, arco longitudinal acentuado pegando a parte externa do pé até o meio pé e dedo mindinho durante o caminhar, são chamados de Pés Varos ou Cavos.

OBS: Dependendo do tipo de pisada, o paciente poderá sentir dores em diferentes locais do pé devido a flexão e sustentação do peso do corpo ser diferente em cada forma de pisar e caminhar.


Como aliviar as dores nos pés?

As principais recomendações que a Confort Pés fornece aos clientes são:

1) Usar palmilhas ortopédicas específicas para cada pisada. 2) Usar sapatos adequados ao tipo de pisada. 3) Perder peso e fortalecer a musculatura com exercícios físicos de baixo impacto. 4) Caminhar descalço sobre a grama ou sobre terrenos irregulares como auxílio no tratamento. 5) Correr descalço na areia como auxílio no tratamento.

Além de, logicamente, procurar um ortopedista para saber qual é a pisada correta, Pronada ou Supinada, para fazer o tratamento adequado.

Deixe seu comentário e, em caso de dúvidas, entre em contato direto conosco!

Até o próximo post!

#desviodecalcaneo #desviodocalcanhar #dornospés #pisadapronada #pisadasupinada