Blog

Como cuidar do Esporão de Calcâneo?

Boa parte dos nossos clientes sofrem com Esporão na região do calcanhar. Esta formação óssea, que cresce no osso do calcanhar devido a uma deposição de cálcio no local formando uma calcificação pontiaguda, é muito comum. Esta calcificação pode causar dor ou não, então não necessariamente o esporão está associado a dor no calcanhar, ou seja, muitas pessoas apresentam a deformidade e não sentem qualquer dor. Começa a doer por causa da inflamação que o esporão causa nos tecidos em volta da deformidade, mas não propriamente pela anomalia óssea. Que fique bem claro isso.

Quais as causas do Esporão Calcâneo?

As principais causas são:

- Sobrepeso - Atividade física que aumentou o impacto na região - Tendência para desenvolver a doença - Uso inadequado de calçados para prática esportiva

O aumento do impacto direto na região que aumenta a probabilidade do surgimento do esporão, por isso deve-se sempre usar calçados adequados para o seu tipo de pisada, no dia a dia ou durante a prática de atividades físicas, e não permanecer muito tempo em pé ou caminhando. Descansar os pés é fundamental para a saúde dos mesmos!

Como tratar o Esporão de Calcâneo?

O tratamento envolve perda de peso, redução da atividade física que está causando um impacto demasiado no calcanhar, usar palmilhas e calcanheiras de absorção de impacto próprias para esporão, usar sapatos mais elevados na parte traseira e fazer fisioterapia para não agravar mais a doença. É sempre importante ter uma opinião de um especialista antes de definir qual procedimento seguir. Aconselhamos um ortopedista para examinar o problema com mais propriedade.

Deixei seu comentário abaixo em caso de dúvidas!

Até o próximo post!