top of page

Blog

Como cuidar do Esporão de Calcâneo?

Boa parte dos nossos clientes sofrem com Esporão na região do calcanhar. Esta formação óssea, que cresce no osso do calcanhar devido a uma deposição de cálcio no local formando uma calcificação pontiaguda, é muito comum. Esta calcificação pode causar dor ou não, então não necessariamente o esporão está associado a dor no calcanhar, ou seja, muitas pessoas apresentam a deformidade e não sentem qualquer dor. Começa a doer por causa da inflamação que o esporão causa nos tecidos em volta da deformidade, mas não propriamente pela anomalia óssea. Que fique bem claro isso.

Quais as causas do Esporão Calcâneo?

As principais causas são:

- Sobrepeso - Atividade física que aumentou o impacto na região - Tendência para desenvolver a doença - Uso inadequado de calçados para prática esportiva

O aumento do impacto direto na região que aumenta a probabilidade do surgimento do esporão, por isso deve-se sempre usar calçados adequados para o seu tipo de pisada, no dia a dia ou durante a prática de atividades físicas, e não permanecer muito tempo em pé ou caminhando. Descansar os pés é fundamental para a saúde dos mesmos!

Como tratar o Esporão de Calcâneo?

O tratamento envolve perda de peso, redução da atividade física que está causando um impacto demasiado no calcanhar, usar palmilhas e calcanheiras de absorção de impacto próprias para esporão, usar sapatos mais elevados na parte traseira e fazer fisioterapia para não agravar mais a doença. É sempre importante ter uma opinião de um especialista antes de definir qual procedimento seguir. Aconselhamos um ortopedista para examinar o problema com mais propriedade.

Deixei seu comentário abaixo em caso de dúvidas!

Até o próximo post!


bottom of page