top of page

Blog

Metatarsalgia: Conheça o problema e busque um tratamento adequado

Quando falamos de dores no metatarso, imaginamos algum problema mais sério, como fissura por exemplo. Só que na Podologia, a Metatarsalgia é uma dor que afeta a parte da frente dos pés, localizada nos pequenos ossos que ficam entre a base dos dedos e a sola do pé. Sabe a “almofadinha”, como é conhecida? Pois é! Ali mesmo.


dores-nos-pes-metatarsalgia

Esta dor é bastante comum nos pacientes e pode ser causada pelo uso prolongado de calçados de salto alto inapropriados para um certo momento, como o dia a dia de trabalho. Outra causa muito comum seria a prática de exercícios de alto impacto nesta região, como corrida e lutas. Excesso de peso ou deformidades nos pés, como o pé cavo ou joanete, também podem desenvolver a Metatarsalgia.


O importante é você identificar a dor e procurar logo um ortopedista para examinar a gravidade do problema. A Metatarsalgia tem cura e o tratamento, geralmente, envolve apenas fisioterapia aliado ao uso de palmilhas próprias para esta patologia.




Principais causas


1) Uso de salto alto ou sapatos de bico fino.

2) Deformidade nos pés.

3) Excesso de peso.

4) Doenças neurológicas que afetam os nervos.

5) Realização de atividades físicas de alto impacto.

6) Desenvolvimento de uma artrite ou artrose.


Principais sintomas


Dor na sola dos pés, na região entre os dedos e a sola dos mesmos, na chamada ”almofadinha”. A dor costuma piorar com o impacto do caminhar ou, simplesmente, por estar em pé durante um tempo.


Tratamento adequado


1) Tomar remédios anti-inflamatórios.

2) Realizar fisioterapia.

3) Preferir usar calçados mais confortáveis.

4) Utilizar palmilhas ortopédicas próprias para o problema.



Aconselhamos que, caso você tenha sintomas próximos dos que relatamos, procure um ortopedista para avaliar a situação do problema. Não use qualquer calçado só porque é confortável e não compre qualquer palmilha só porque amortece o impacto e minimiza as dores. Faça o tratamento completo e adquira produtos de qualidade próprios para eliminar a Metatarsalgia, ok?


Até o próximo artigo!

Inté!





bottom of page